UMAR Iniciativas feministas 30 Junho a 15 de Julho
SlutWalk
Em Janeiro de 2011 um polícia afirmou, em Toronto, que as mulheres devem evitar vestir-se de forma provocante se não quisessem ser violadas. Um ano depois, Portugal junta-se pela segunda vez à vaga de indignação que esta afirmação causou um pouco por todo o mundo, através da SLUTwalk Porto (30 de Junho, 19h, Praça dos Leões) e da SLUTwalk Lisboa (1 de Julho, 15h, Largo de Camões). Manifesto e outras informações, nos sites da iniciativa: slutwalklisboa.wordpress.com e slutwalkporto.wordpress.com. A SlutWalk tem como base a recusa da culpabilização das vítimas de violência sexual e de género; a recusa da vergonha pela afirmação da auto-determinação sexual de cada pessoa; a recusa dos moralismos sobre as várias expressões de sexualidade e não-sexualidade existentes, desde que exercidas com o consenso de todas as pessoas envolvidas.
Aborto
Mesa redonda "Aborto: 5 anos de aplicação da lei", 3 de Julho às 18h, no CCIF.
Promotoras/es: Associação ComuniDária, Associação para o Planeamento da Família (APF), Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, Ilga Portugal , Médicos pela Escolha (MPE), Movimento Democrático de Mulheres (MDM), não te prives, Panteras Rosa, Solidariedade Imigrante (Solim), UMAR, Bloco de Esquerda , Juventude Socialista, Mulheres Socialistas.
As Profissões não têm Sexo
QUI 12 Julho // A CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Empregpo e a UMAR convidam para o evento "As profissões não têm sexo", durante o qual estreia, em Portugal, o documentário "Mulheres na Pesca", às 17.45h. Segue-se uma mesa redonda, às 18.45h, com a realizadora Maria Simões, a pescadora Cláudia Sofia Esteves, trabalhadoras/es de áreas fortemente segregadas e com especialistas sobre "sexo das profissões" Lídia Fernandes (UMAR), Manuel Carvalho da Silva (CES), Sandra Ribeiro (CITE) e Sara Falcão Casaca (ISEG). A moderação estará a cargo de Fernanda Freitas. Às 20h há jantar no jardim do CCIF. O programa completo pode ser consultado em anexo.
Género e feminismos nos media: territórios em (re)definição
SÁB 14 Julho // Realiza-se, das 9h às 13h, o seminário "Género e feminismos nos media: territórios em (re)definição", no CCIF, uma organização do projeto de investigação "O género em foco: representações sociais nas revistas portuguesas de informação generalista". O seminário conta com a presença das investigadoras Liesbet van Zoonen e Maria João Silveirinha (Universidade de Coimbra).
Maria João Silveirinha (Universidade de Coimbra) fará a conferência de abertura, intitulada "Preocupações nítidas, políticas desfocadas: ajustando a lente em «as mulheres e os media»" e Liesbet van Zoonen (Universidade de Loughborough) realizará a conferência de encerramento, intitulada "The rise and the fall of online feminism". Para além das comunicações das duas investigadoras, será ainda realizada uma apresentação do projecto "Género em Foco" e um debate alargado entre todos os participantes. // Inscrição gratuita // Mais informações no site do projecto.
DOM 15 Julho // Encontro Nacional Protesto Feminista Anti-Austeritário
Campanha europeia feminista anti-austeritária - Encontro nacional a 15 de Julho, 10h30, no Centro de Cultura e Intervenção Feminista.
Saudações feministas da UMAR